A Trilha do Convencimento

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Como convencer alguém acerca de uma ideia, um projeto, um serviço ou uma proposta?

Estamos desaprendendo a debater, ouvir, aceitar e propor, baseados exclusivamente nas nossas “verdades” , visão, conceitos e convicção.

A cultura do cancelamento, do sim e do não, das entregas fast e dos pensadores de 280 caracteres tem manifestado seus reflexos no mundo dos negócios, do trabalho e das relações em geral.

Convencer alguém de alguma coisa tornou-se um grande desafio, em boa medida agravado pela desconfiança que paira sobre tudo e sobre todos. E razões não faltam! São as fake news, os golpes pelo whatsapp, os telefonemas de sequestros, a desconfiança das vacinas, o retorno ao conceito da terra plana…etc., etc. etc..

Para superar esse grande desafio eu desenvolvi o conceito da Trilha do Convencimento, composto pelos princípios de negociação, de influência e de persuasão – ferramentas indispensáveis na solução de conflitos e obtenção de resultados em que as partes têm seus interesses atendidos.

Para construção da Trilha do Convencimento, foram utilizadas as seguintes premissas:

(i) A negociação é um processo alicerçado na comunicação e no relacionamento e tem como objetivo a aceitação de ideias, propostas ou interesses, visando a construção de soluções que atendam os interesses e possibilidades das partes.

(ii) A influência está ligada aos conceitos de relevância e credibilidade – que é um dos pilares do convencimento propostos por Aristóteles (Ethos)

(iii) A persuasão, cujo significado remete a levar o outro a crer ou aceitar (sua proposta, ideia, interesse, etc.), através de gatilhos mentais ou emocionais.

Sob esse tripé (negociação, influência e persuasão) a Trilha do Convencimento se sustenta e se torna um caminho seguro para solução de conflitos e obtenção de resultados com ganho mútuo.

Quer saber mais sobre a Trilha do Convencimento? É só clicar nos links abaixo!

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